Pesquisar

O FIM DO MUNDO EM 2012? CALENDÁRIO MAIA A LUZ DA BÍBLIA.


Vamos analisar sobre o “fim do mundo”, comparando a ciência e o misticismo à luz da Bíblia Sagrada.

I- O que diz o calendário Maia.
Segundo descobertas arqueológicas, o calendário maio termina no ano 5125, o fim dos ciclos coincide com o dia 21 de Dezembro de 2012. Segundo os interpretes maias, ocorrerá o alinhamento dos planetas no sistema solar, liberando gigantescas massas incandescentes destruindo toda a vida na terra.

II - Não é motivo para se apavorar!
a) “Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos anunciou em 10 de Maio de 2012 a descoberta do calendário maia mais antigo... A nova descoberta desmente a teoria dos que prevêem o fim do mundo em 2012... O arqueólogo David Stuart, da Universidade do Texas-Austin, um dos autores do artigo publicado pela revista “Science”. Ele apontou que o conceito foi “manipulado”, e disse que o calendário maia continuará com seus ciclos por mais milhões de anos”... (CIENCIA E SAÚDE. Em: <http://g1.globo.com/ciencia-e saude/noticia/2012/05/descoberta-de-novo-calendario-maia-desmente-teoria-do-fim-do-mundo.html>.  . Acesso: 18 de maio 2012.)

b) “O Calendário Maia, é apenas um grande bloco de pedra de basalto de 25 toneladas com gravações hieroglíficas em um disco de 360 cm de diâmetro (no centro esta o deus Sol), envolta do Sol esta os símbolos representado os quatro mundos cosmogônicos, o Tigre, a Agua, o Vento e a Chuva de Fogo”. 
(Em: <http://shoppingholistico.wordpress.com/page/3/>. Acesso: 18 de Maio de 2012)

III - O que diz a Bíblia.
Deus, o criador de todas as coisas, continua no comando e controle de tudo, " No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gêneses 1.1). Ele é sabedor de todas as coisas, inclusive "as que ocorrerão no futuro"(escatologia), com relação ao mundo (Kósmos), da humanidade. O homem não é obra do acaso, ele foi "projetado e criado pelo Conselho Divino”. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”... Gêneses1. 26.
O homem, a coroa de toda a sua criação de Deus, herdeiro das suas promessas, através do seu filho Jesus Cristo, por meio da fé, pelo Espírito Santo que nos foi dado, pois habita com aqueles que crêem, sendo seu orientador em todas as coisas (João 14.17).

IV – Fim do mundo
O significado de Mateus 24.3 a luz do grego.
“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”.

Segundo comentários de alguns teólogos, Jesus referiu-se em Mateus 24.3 ao fim literal do planeta terra, a extinção da raça humana sobre a terra. A palavra grega aplicada na frase “fim do mundo” é “telos”, que traduzida para o português significa “fim completo” ou “término”.

Conforme o dicionário expositivo bíblico “W. E. Vime, a palavra grega Syntéleia, significa conclusão ou consumação, não denota um término, mas a aproximação, eventos ou clímax designado”.

As versões da bíblia que usam as palavras: "conclusão", "consumação" ou "terminação", são traduções mais exatas dos originais gregos “syntéleia” e “aión”, que significam exatamente “uma era”, “um espaço ou ciclo de tempo”.

Comparando as versões da Bíblia com o significado dos originais gregos do parágrafo anterior, tomando como base o versículo (Mt 24.3c):
a) Almeida, Versão Corrigida e Fiel, “fim do mundo
b) Almeida, Versão Revista e Corrigida, "fim do mundo"
c) Nova Tradução na Linguagem de Hoje, "tempo de... tudo acabar"
d) Almeida, Versão Revista e Atualizada, "consumação do século"
e) Bíblia de Jerusalém, "fim desta época"
f) The New English Bible, "fim da era"
g) Padre António Pereira de Figueiredo, "consummação do seculo"
h) Rotherham, "conclusão da era"

V - O mundo passará por transformações catastróficas.
A Bíblia afirma uma série de acontecimentos escatológicos que acontecerá, antes, durante e depois do "Arrebatamento do Povo Salvo por Jesus", "a Igreja de Cristo" (não é uma religião ou organização), é um povo especial, salvo em Cristo que não esta destinada a ira vindoura (grande tribulação), mas será tirado da terra por Cristo (1 Tes. 4.16,17).
Conforme escreveu Pedro pelo Espírito Santo "mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (II Pedro 3.7,8).

Outros Temas relacionados:
• A Segunda Vinda de Cristo
• As Bodas do Cordeiro
• A Grande Tribulação
• O Julgamento das Nações;
• O Milênio
• O Juízo Final


 Por Cícero Freitas Valverde
Mestre em Ciências da Religião
Bacharel em Teologia
Concentração em Educação Religiosa e

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner