Pesquisar

Bandeira da República de Cabo Verde

A Bandeira Nacional é constituída por cinco retângulos dispostos no sentido do comprimento e sobrepostos.
1. Os retângulos superior e inferior são de cor azul, ocupando o superior uma superfície igual a metade da bandeira e o inferior um quarto.
2. Separando os dois retângulos azuis, existem três faixas, cada uma com a superfície igual a um duodécimo da área da Bandeira.
3. As faixas adjacentes aos retângulos azuis são de cor branca e a que fica entre estas é de cor vermelha.
4. Sobre os cinco retângulos, dez estrelas amarelas de cinco pontas, com o vértice superior na posição dos noventa graus, definem um círculo cujo centro se situa na intersecção da mediana do segundo quarto vertical a contar da esquerda com a mediana do segundo quarto horizontal a contar do bordo inferior. A estrela mais próxima deste bordo está inscrita numa circunferência invisível cujo centro fica sobre a mediana da faixa azul inferior.

Simbolismo da Bandeira.
O retângulo azul da bandeira simboliza o mar e o céu que envolvem as ilhas. As faixas, o caminho da construção do país, sendo o branco, a paz que se quer (e se tem conseguido, sendo Cabo Verde um dos países mais pacíficos e uma das democracias mais estáveis da África) e o vermelho, o esforço e a luta. Por último, as estrelas representam as dez ilhas que compõem o arquipélago.
Lema de Cabo Verde: Unidade, Trabalho, Progresso
Hino nacional de Cabo Verde: Cântico da Liberdade



CONTINUA=> Brasão de Armas da República de Cabo Verde

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner