Pesquisar

O que é o P.E.P.E.?

 P.E.P.E em Guiné Bissau
Histórico:
A Missionária Batista Britânica Georgina Christine, pedagoga ,com mais de dez anos de experiência no Brasil, já havia percebido a grande falta de preparo das crianças da favela para elas entrarem no ensino fundamental com esperança de êxito sócio-educacional. Foi a partir desta observação em Agosto de 1992, que nasceu o PEPE- Programa de Educação Pré- Escolar __25 criançinhas de 5 e 6 anos de idade começaram a ser atendidas através da ABIAH- Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem, formada para este fim.E que impacto fantástico!
O que começou pequeno e com a intenção de apenas construir contato e credibilidade e possibilitar a comunicação do Evangelho em uma única comunidade menos favorecida, teve tanto êxito sócio-educativo e evangelístico que logo chamou a atenção de outras igrejas também buscando estratégias eficazes para alcançar comunidades pobres.
Em 1994 a Convenção Batista de São Paulo abraçou o Projeto sob o nome Projeto Impacto Urbano, e em 2000 com apoio da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira o PEPE foi implantado junto a Convenção Batista Piauiense, através do trabalho dedicado da missionária Iolanda Miranda. Graças a visão e desempenho missionário daquelas igrejas labutando em um dos campos mais carentes do nosso Brasil,o Projeto se mostrou de fácil adaptação cultural e ganhou uma nova área de atuação com nome “Projeto Luz no Nordeste”.
Em 2001 o momento da expansão internacional havia chegado! Com todo o apoio e incentivo da equipe da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, a missionária-pedagoga Terezinha Candieiro após um período em São Paulo quando passou a conhecer o PEPE, retornou para implantar o PEPE em solo africano junto a Convenção Baptista de Moçambique. Esta iniciativa, também facilitada pelo apoio da Sociedade Missionária Batista Britânica, e naturalmente a própria ABIAH, abriu a porta a uma expansão global que está apenas começando a mostrar sua abrangência.
Já existem mais de 140 unidades de PEPE funcionando no Brasil nos estados de São Paulo, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, e mais de 70 unidades com missionários da Junta de Missões Mundiais- JMM e Sociedade Missionária Batista Britânica- BMS em Moçambique, Angola, Guine Conakry, Senegal, São Tomé e Príncipe, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Colombia.

Unidades do P.E.P.E. no Peru.
Mais de 5.000 crianças menos favorecidas são beneficiadas diariamente pelo programa, com uma estimativa de milhares famílias sendo atingidas através da evangelização das igrejas que utlilizam esta ferramenta para abençoar e cair na graça de comunidades menos favorecidas de recursos de dois continentes.
O PEPE é uma forte demonstração do potencial de unir as dimensões evangelísticas e sociais do Evangelho e buscar novos modelos de cooperação missionária num mundo cada vez mais afligido pela pobreza de corpo e espírito e que Jesus veio para salvar.
Quais são os objetivos do PEPE?

Treinamento dos professores do P.E.P.E. no Paraguai.
-Para as crianças:
Ingressar no ensino fundamental com boa auto-estima, com mais entusiasmo, e com as possibilidades sociais e educacionais necessárias para que possam se desenvolver.
Três, entre dez pessoas em uma favela, é uma criança abaixo de sete anos de idade. Devido às condições de seu modo de vida, as crianças ingressam no sistema público escolar aos seis anos de idade com dificuldade de adequar-se socialmente ou ser bem sucedidas academicamente. É comum que abandonam os estudos e entram em uma vida de analfabetismo, desemprego, pequenos
delitos, drogas e prostituição, alimentando o círculo vicioso da pobreza que traz tanta infelicidade. O programa educacional préescolar na favela tem provado ser uma estratégia eficaz para romper este círculo, ajudando estas crianças a começar a vida escolar com autoestima e com as habilidades sociais e educacionais de que precisam para ser bem sucedidos.
-Para os pais:
Aprender a dividir responsavelmente o desenvolvimento educacional de seus filhos.
-Para a comunidade:
Valorizar o desenvolvimento educacional de seus filhos e envolver-se em outros programas que tragam benefícios para a comunidade, além de considerar a igreja local como uma aliada neste processo.
-Para a igreja local:
Expressar a fé através de palavras e ações, mobilizando os dons de seus membros para o benefício da comunidade local.
-Para os professores do PEPE:
Desenvolver as capacidades de ensino profissional, pessoal e espiritual.


Razões para a eficácia do programa.
Ele supre uma necessidade social significativa e causa um impacto social significativo na vida da criança – não é simplesmente um cosmético ou uma atividade que deixe a consciência tranquila.
Devido ao envolvimento da igreja local, não somente as crianças mas também a família da criança recebe apoio. Em muitos lugares, este envolvimento da família/comunidade leva ao desenvolvimento de outros programas significativos tais como aulas de alfabetização de adultos, programas de apoio à saúde familiar e de programas de capacitação profissional.
Ele tem um enorme potencial evangelístico, pois cria para a igreja oportunidades de contato, credibilidade e comunicação com a comunidade na favela como um todo, pois calculamos que – para cada criança no programa – cerca de trinta adultos são favoravelmente impactados.
É possível dentro de limitados recursos financeiros e de pessoal de uma igreja evangélica pequena e comum.
É uma estratégia para missões, não “somente” para obras sociais – que é uma percepção mais atrativa e aceitável para as igrejas evangélicas.
É um programa que provou ser extremamente replicavel e transferível além de limites culturais e geográficos.

Você, sua igreja ou empresa podem nos apoiar.
Se desejar, faça uma oferta financeira para os PEPEs do Brasil:
Banco Bradesco – Agência 1449-4 Conta Corrente 018556-6
Unibanco – Agência 0354 Conta Corrente 115967-3
Banco Itaú – Agência 0265 Conta Corrente 61698-7
Ou para ofertar para os PEPEs do exterior, faça contato com a Junta de Missões Mundiais:
pam@jmm.org.br
Rua Senador Furtado 71
Praça da Bandeira
Rio de Janeiro
Telefone (21) 2122-1900
A Coordenação do P.E.P.E., a JMM, a BMS e a ABIAH não recomendam envio direto de qualquer valor aos missionários. Todo valor depositado como contribuição para o P.E.P.E. será enviado através dos meios legais diretamente e integralmente aos missionários.

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner