Pesquisar

Dormir pouco eleva risco de morte

 
É o que afirma estudo de cientistas britânicos e italianos que alerta para a morte súbita. Sono além da conta também é doença.

O hábito de dormirmenos de seis horas por noite aumenta o risco de morte prematura. Porém, dormir mais de nove horas é sinal de que a saúde vai mal. É o que mostra análise na revista científica “Sl ee p”, realizada por cientistas britânicos e italianos. Eles pesquisaram dados de 16 estudos emtoda a Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, por 25 anos, com 1,3 milhão de pessoas e cem mil mortes.
De acordo os autores, as pessoas que geralmente dormiam menos de seis horas por noite tinham 12% mais chances de morrer prematuramente ao longo de um período de 25 anos do que os que sempre adormeciam por seis a oito horas. A evidência foi inequívoca.
“A sociedade moderna vivencia a redução gradual na quantidade média de sono, e este padrão é mais comum entre os que trabalham em período integral. Isso pode ser resultado de pressões da sociedade para o aumento nas horas de trabalho”, afirma o professor Francesco Cappuccio, principal autor e chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Univeridade de Warwick.
“Por outro lado, a deterioração de nossa saúde quase sempre é acompanhada por uma extensão de nosso tempo de sono”, acrescentou.
O artigo na “Sleep” observou ainda que pesquisa anterior relacionou a falta de sono com doenças cardíacas, pressão alta, obesidade e diabetes. E um outro estudo da Universidade Estadual de Portland, nos EUA, com 15.600 pessoas acima de 65 anos (incluindo 2.800 com mais 100 anos), na China, teve resultados semelhantes. “A idade e as condições de saúde são os fatores mais importantes associados a boa qualidade e a duração do sono”, afirma Danan Gu, coordenador do estudo. Foi observado que o acesso aos serviços de saúde e o status econômico estavam vinculados à boa qualidade do sono.


Fonte: A Tribuna/ES 06-05-2010

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner