Pesquisar

Cuidado precoce com a beleza pode virar problema para a saúde


Idade apropriada para fazer uso de depilação, silicone, botox, redução de mama e lipoaspiração.

Com a infinidade de produtos e procedimentos disponíveis no mercado para tratamento de beleza é normal que a vontade de cuidar da pele e do corpo comece cada vez mais cedo. Certos cuidados, no entanto, são importantes, para que o zelo com a aparência não se transforme em vilão no futuro de crianças e adolescentes. Quem entende do assunto alerta que até para isso, existe a idade certa.
Segundo a dermatologista Karina Mazzini, é cada vez mais comum chegarem ao seu consultório jovens interessados em procedimento cirúrgico em busca de beleza. "Muitos veem uma gordurinha a mais e já querem partir para a cirurgia. Tentamos orientá-los de modo a entenderem que esse não é o caminho ideal. Uma boa dieta e a realização de atividades físicas de forma regular são caminhos muito mais seguros e saudáveis", diz.

A médica orienta que um bom cuidado com a pele e o corpo nos primeiro anos de vida pode poupar muita dor de cabeça mais tarde. O excesso de exposição ao sol, por exemplo, até os 20 anos serão determinantes para agressões que possam surgir no futuro. "As mães devem criar o hábito de, além da passar o filtro solar, realizar a hidratação na pele de seus filhos toda noite após o banho", orienta.

Adolescência
Enquanto existem agressões à pele que podem ser evitadas, com a idade também surgem problemas como as espinhas, comuns na adolescência, para os quais não há prevenção. Nesse caso, quanto antes a consulta a um especialista ocorrer, mais cedo será descoberta a forma de tratamento adequada.

"Treze anos é a idade ideal para essa avaliação. A partir daí podem ser usadas loções e gel. Nos casos mais graves, a partir dos 16 anos indicamos os Roacutan", diz a dermatologista, em referência à medicação mais forte usada nesses casos.

Em relação aos procedimentos cirúrgicos antes de tudo é preciso bom senso. O silicone, por exemplo, é totalmente desaconselhado até os 30 anos. Lipoaspiração, então, só depois dos 25. Apenas no caso da redução de mama a cirurgia pode ser feita mais cedo, a partir dos 18 anos.

Supercuidados para manter a pele perfeita
Quando o assunto é cuidado com a beleza, a administradora Elise Malini, 22 anos, não poupa esforços. Mas, pelo menos por enquanto, ela nunca chegou ao ponto de recorrer a uma cirurgia plástica para deixar o rosto e o corpo em dia. "Ainda não fiz, principalmente porque minha mãe é contra. Quem sabe um dia", diz. Desde os 16 anos, Elise frequenta a cada dois meses a mesma dermatologista. Foi nessa idade que ela realizou um tratamento bem sucedido contra a acne, o que a motivou a manter um cuidado cada vez mais rigoroso com a pele. "Depois dessa etapa eu já fiz usei ácidos, peelings e outros produtos". Ela também faz tratamento com laser para eliminar os pelos indesejados e, pelo menos duas vezes por semana, visita o salão de beleza para ajeitar a sobrancelha e as unhas "Sou vaidosa, sim, no ponto certo. É difícil a gente ficar satisfeita, né".

Idade certa para iniciar cada procedimento de beleza Crianças
Filtro Solar. Os pequenos devem se limitar ao uso de filtro solar - não apenas quando forem à praia - com o maior fator de proteção possível

Exposição ao Sol. A exposição ao sol deve ser a menor possível, pois seus efeitos vão se refletir muitos anos depois

Hidratante. Usar hidratantes prescritos por médicos. Dê preferência aos do tipo sem cheiro e sem química, que são feitos em farmácias de manipulação. A aplicação deve ser feita toda noite, assim que a criança sair do banho

Adolescentes
Pele. Os tratamentos devem começar por volta dos 13 anos. O primeiro passo é procurar um especialista para fazer uma detalhada avaliação da pele. Se o caso de tratar de acne em um grau mais avançado, a partir dos 16 aos pode ser iniciado o tratamento com medicamento mais específico. Para retirar as machas na pele, nessa mesma idade o adolescente pode fazer uso de ácido e peeling

Depilação. A partir dos 16 anos, pode ser feita, inclusive a definitiva, feita com tratamento a laser

Silicone. Não é aconselhável para os adolescentes, em função da fragilidade da pele e o consequente risco de formação de estrias. Esse procedimento só deve ser realizado a partir dos 30 anos

Botox. Aconselhável só a partir dos 30 anos

Redução de Mama. Deve ser feita apenas a partir dos 18 anos. Até essa idade o corpo ainda está em fase de crescimento

Lipoaspiração. Não é aconselhável para adolescentes. Só deve ser feita a partir dos 25 anos.

Fontes: Gazeta Online,  Karina Mazzini (dermatologista).

Nenhum comentário:

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner